Melhores Vinhos Branco: TOP 20 melhores para você escolher!

A saga dos vinhos branco iniciou-se há aproximadamente 2.000 anos, conforme indicam vestígios arqueológicos. Presume-se que os antigos egípcios deram início ao cultivo de videiras especiais de uvas brancas, destinando a produção dessa bebida exclusivamente aos faraós e indivíduos de elevada posição social.

À medida que o tempo avançava, a produção e elaboração dos vinhos branco tornaram-se práticas habituais em determinadas regiões da Europa, as quais, até os dias de hoje, oferecem milhares de alternativas ao mercado internacional.

Nos dias atuais, os vinhos branco são associados à elegância, sofisticação e momentos memoráveis, tornando-se a escolha ideal para jantares à luz de velas ou encontros com familiares e amigos.

Então, neste artigo, apresentaremos as opções mais excepcionais de vinhos brancos disponíveis no mercado, fornecendo detalhes sobre o processo de produção, variedades de uva e muito mais!

TOP 20 melhores vinhos branco

Confira abaixo, uma lista cuidadosamente selecionada com os melhores vinhos branco, para todos os paladares e bolsos.

1. Dv Catena Chardonnay-Chardonnay  

DV Catena Chardonnay-Chardonnay
Fonte: Amazon

O DV Catena Chardonnay-Chardonnay é um dos vinhos mais desejados e procurados por admiradores dessa bebida tão especial.

A Catena Zapata, situada na região de Mendoza, Argentina, utiliza um blend de uvas Chardonnay, cultivadas em vários vinhedos da família Catena, entre eles:

  • O La Pirámide: onde suas uvas apresentam aromas de outras frutas, como o abacaxi e pêssego
  • O Domingo: onde as uvas apresentam aromas mais cítricos e mineirais.

São vinificados em tanques de inox, onde suas temperaturas são controladas. Quando chega aos 50% de fermentação, acontece a fermentação por meio da liberação de dióxido de carbono, o que permite que a bebida fique mais saborosa, diminuindo a acidez e aumentando a sensação amanteigada no paladar.

A maturação ocorre em barris de carvalho francês, onde ficam por 6 meses. Em seguida, as uvas vão para tanques de aço inox, intensificando e refinando a bebida, realçando as características distintas do Chardonnay.

Então, com 13,5% de álcool, esse vinho branco harmoniza perfeitamente com peixes de sabor marcante, como salmão e atum, devido ao seu gosto intenso, duradouro e fresco.

2. Vinho Chileno Orgânico Adobe Reserva Emiliana Riesling   

Vinho Chileno Orgânico Adobe Reserva Riesling
Fonte: Amazon

O vinho Adobe Reserva Emiliana Riesling é uma das opções perfeitas para as pessoas que desejam começar a entender mais sobre esse universo tão rico.

Ele é um vinho chileno feito a partir das saborosas uvas Riesling, no Vale de Bio Bio. O seu produtor possui um cuidado especial com os seus produtos, sendo todos eles orgânicos e biodinâmicos.

Portanto, o cultivo das videiras ocorre com o uso de adubo e fertilizantes naturais, resultando em uvas mais saudáveis e saborosas.

Além disso, o processo de vinificação acontece em barricas de carvalho durante oito meses, em adegas com paredes revestidas de argila e palha, conhecidas como Adobe, comuns em residências chilenas.

Essa junção resulta em um vinho com o teor alcoólico de 13,5%, com notas suaves e frescas de frutas cítricas como o limão, flores e toques minerais.

Então, para a sua degustação, podemos servi-lo em uma temperatura entre 8 a 10°C e harmonizá-lo com entradas frias, peixes e queijos.

3. Vinho Chileno Ventisquero Reserva Sauvignon Blanc  

Vinho Chileno Ventisquero Reserva Sauvignon Blanc
Fonte: Carrefour

A vinícola chilena Ventisquero produz o vinho Ventisquero Reserva Sauvignon Blanc, destacando-se por oferecer produtos de excelente qualidade com sabor cuidadosamente elaborado.

Um dos atributos principais deste vinho, que reflete a região de produção, o Vale de Casablanca, é o uso da uva Sauvignon Blanc, conhecida por sua acidez refrescante.

Além disso, podemos sentir notas cítricas como o limão e grapefruit e frescas como flores, fazendo desse vinho a escolha perfeita para aquele jantar especial feito com frutos do mar, saladas e queijos leves.

Sua vinificação é realizada em barricas de madeira, onde ficam por 4 meses em envelhecimento do tipo bâtonnage, realçando assim as suas notas frescas e cítricas.

Então, após esse processo, o vinho chega ao teor alcoólico de 12,5%, perfeito para ser degustado de 8 a 10°C em ocasiões especiais e memoráveis.

4. Pinot Grigio Vêneto Casa Lunardi 2020            

Pinot Grigio Vêneto Casa Lunardi 2020  
Fonte: Amazon

O vinho Pinot Grigio Vêneto Casa Lunardi 2020 é perfeito para pessoas que apreciam elegância e sofisticação em forma de bebida.

Com o seu produtor localizado na cidade de Veneto, nordeste da Itália, suas uvas Pinot Grigio são cuidadosamente cultivadas em videiras que destacam as notas cítricas e de frutas tropicais dessa uva.

A princípio, sua vinificação começa pela prensagem delicada que as uvas passam. Após isso, o sumo é fermentado à 18°C.

Então, ao chegar em um nível de fermentação, o vinho passa novamente por esse processo, só que a 8°C, onde ficam por 3 meses, até que cheguem na textura e sabor desejado.

Posteriormente, o resultado final é de uma bebida fresca, frutada, com uma boa acidez com notas de flores e frutas tropicais, perfeito para ser harmonizado com sopa de legumes e carnes brancas grelhadas.

5. Chac Chac Sauvignon Blanc Viña Las Perdices

Chac Chac Sauvignon Blanc Viña Las Perdices
Fonte: Casa Bahia

O vinho Chac Chac Sauvignon Blanc Viña Las Perdices é o tipo de vinho branco perfeito para um jantar comum no meio da semana, já que além de possuir uma qualidade ótima, seu preço é extremamente agradável aos bolsos.

Feito 100% com uvas Sauvignon Blanc, que dá aos vinhos branco uma característica refrescante e leve, o Chac Chac Sauvignon Blanc é produzido na vinícola Viña Las Perdices em Mendoza, na Argentina.

Primeiramente, ele envelhece 4 meses em borras finas dentro de tanques de aço inoxidável, o que faz com que ele fique com a acidez equilibrada com notas de frutas tropicais.

Além disso, seu teor alcoólico é de 13% e pode ser servido à 10°C juntamente com frutos do mar e saladas.

6. Verde Aveleda Casal Garcia Sweet      

Vinho Verde Aveleda Casal Garcia Sweet
Fonte: Carrefour

O Aveleda Casal Garcia Sweet, um vinho branco português, atende perfeitamente aos amantes de vinhos portugueses.

O uso da uva Trajadura dá versatilidade à bebida, o que a torna ideal para consumo diário, seja pura ou em um coquetel com gelo e hortelã.

Seu produtor é o Avelada, localizado em Portugal, região conhecida pela sua qualidade em vinhos.

Assim, a vinificação é cuidadosamente feita para que o vinho apresente notas cítricas e florais, com 9% de teor alcoólico.

Dessa forma, por sua leveza, é ideal para servir entre 6°C e 8°C, acompanhando sobremesas de frutas, sushi, aves e peixes.

7. Picarón Sauvignon Blanc         

Vinho Picarón Sauvignon Blanc 
Fonte: Amazon

O Picarón Sauvignon Blanc é outro vinho de alta qualidade e com o preço bem acessível para pessoas que são apreciadoras de vinhos branco. Feito na região do Vale Central do Chile, este vinho refrescante e de fácil degustação, é produzido a partir de uvas Sauvignon Blanc.

Portanto, a bebida apresenta uma cor amarelo-palha e aromas intensos com notas de frutas cítricas.

Além disso, com 13% de teor alcoólico, harmoniza perfeitamente com frutos do mar e carne branca grelhada.

8. Patricius Tokaji Aszú 6 Puttonyos        

Vinho Patricius Tokaji Aszu 6 Puttonyos
Fonte: Amazon

Esse vinho branco é ideal para pessoas que desejam investir para uma ocasião especial ou comemoração, já que sua qualidade e sabor são incomparáveis.

A região de Tokaj-Hegyalja, na Hungria, é o local de origem deste vinho encorpado, equilibrado e de acidez excelente, elaborado a partir das uvas Furmint e Hárslevelű. O amadurecimento ocorre durante 30 meses em barricas de carvalho, conferindo-lhe um lugar de destaque entre os vinhos brancos mais saborosos desta lista.

Então, com 11,5% de teor alcoólico, é ideal para harmonizar com foie gras, queijos azuis e sobremesas à base de frutas e creme.

9. Vinho Nederburg Sauvignon Blanc  

Vinho Nederburg Sauvignon Blanc
Fonte: Carrefour

Esse é o vinho ideal para as pessoas que gostam de colecionar e degustar vinhos branco de todas as regiões do mundo.

A vinícola Nederburg, na África do Sul, produz este vinho levemente frutado, de acidez equilibrada e notas florais, utilizando uvas Sauvignon Blanc.

A vinificação ocorre em tanques de aço inox, com controle rigoroso da temperatura, resultando em uma bebida leve e saborosa.

Então, com 12,5% de teor alcoólico, este vinho branco harmoniza perfeitamente com frutos do mar e saladas, servido a uma temperatura de 10 a 12°C.

10. Vinho Branco Sicilia Grillo Pinot Grigio

Vinho Branco Parthenium Grillo Pinot Grigio
Fonte: Carrefour

O Vinho Branco Sicilia Grillo Pinot Grigio é um blend de uvas Grillo e Pinot Grigio, produzido na região de Marsala na Itália.

Esse vinho leve, refrescante e frutado, possui aromas intensos e acidez bem equilibrada, com um teor alcoólico de 13% ideal para consumir a 8°C, acompanhando pratos leves com molho branco, peixes e queijos moles.

Além disso, ele é perfeito para ser dado de presente para alguém especial. Se você está procurando opções para dar de presente, não deixe de conferir o nosso artigo de “Vinhos para Presentear“.

11. Quinta do Ameal Bico Amarelo

Vinho Quinta do Ameal Bico Amarelo
Fonte: Amazon

O vinho português Quinta do Ameal Bico Amarelo, feito a partir de uvas Alvarinho, Loureiro e Avesso, é ideal para momentos de lazer e descontração.

Produzido na região dos Vinhos Verdes em Portugal, o Quinta do Ameal Bico Amarelo tem características harmônicas, equilibradas e agradáveis, com sabores frutados e estruturados, além de ser refrescante.

Então, com 12% de teor alcoólico, é ideal para servir entre 10 e 12°C, harmonizando com comida japonesa, frutos do mar, sobremesas e risotos.

12. Pêra Manca Branco 

Vinho Pêra-Manca Branco
Fonte: Extra

Esse vinho é mais um da nossa lista perfeito para ocasiões especiais.

O Pêra Manca Branco é um vinho branco macio e harmônico, produzido com uvas Antão Vaz e Arinto da região de Alantejo, em Portugal.

Seu processo de vinificação é extremamente cuidadoso, começando quando as uvas atingem o ponto certo de maturação. Com isso, elas são colhidas e levadas para a vinícola.

A partir disso, começa o processo de fazer vinho, que inclui remover os caules das uvas, esmagá-las um pouco, e depois prensar e limpar o suco. Parte desse suco é fermentada em tanques de aço inoxidável e parte em barris de carvalho francês, tudo a uma temperatura constante de 16ºC.

Depois da fermentação, o vinho fica por 12 meses sobre as borras finas, com agitações periódicas. Após a estabilização, filtração e engarrafamento, o vinho passa por mais 12 meses de maturação na garrafa.

Portanto, o resultado é um vinho saboroso, com 13,5% de teor alcoólico, ideal para harmonizar com frutos do mar, peixes, queijos e saladas.

13. Miolo Seival Sauvignon Blanc     

Vinho Miolo Seival Sauvignon Blanc
Fonte: Casas Bahia

O vinho Miolo Seival Sauvignon Blanc é uma criação brasileira oriunda de uma renomada vinícola, localizada na região da Campanha Meridional, no Rio Grande do Sul. A Miolo é uma das vinícolas mais prestigiadas do Brasil, conhecida por produzir vinhos de alta qualidade e por contribuir significativamente para o reconhecimento dos vinhos brasileiros no cenário mundial.

O vinho se enquadra na categoria seca e fina, o que a torna uma excelente escolha para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos. Ao ser degustado, o vinho apresenta uma sensação de acidez bastante agradável e uma persistência bem equilibrada. Além disso, os aromas de folhas de tomate e aspargos são claramente detectáveis, enquanto a cor se apresenta em um tom suave de amarelo com matizes esverdeados.

Com o teor alcoólico de 11%, o Seival Sauvignon Blanc apresenta um teor alcoólico moderado, tornando-o um vinho fácil de beber e adequado para diversas ocasiões. Além disso, sua versatilidade permite uma harmonização perfeita com uma variedade de pratos, desde carnes grelhadas e saladas até carnes brancas, pizzas e queijos de consistência suave.

14. Casa Valduga Naturelle Branco Suave             


Vinho Casa Valduga Naturelle Branco Suave
Fonte: Amazon

Essa é a opção perfeita para aqueles que gostam dos nacionais.

A vinícola Casa Valduga, localizada na região do Vale dos Vinhedos no Brasil, produz o vinho branco Casa Valduga Naturelle Branco Suave, cultivando cuidadosamente as uvas Moscato e Malvasia.

Esse vinho é a junção perfeita dessas uvas, trazendo um sabor equilibradamente adocicado e leve. Seu amadurecimento acontece em tanques de aço inox até que cheguem ao teor alcoólico de 10,5%.

Portanto, esse vinho é ideal para servir a 8°C, acompanhando estrogonofe de frango, macarrão com quatro queijos, escondidinho de frutos do mar e salgadinhos de festa.

15. Almadén Sauvignon Blanc   

Vinho Almadén Sauvignon Blanc
Fonte: Carrefour

Ainda na onda dos vinhos nacionais, aqui está mais uma opção maravilhosa para os seus momentos de lazer, o Almadén Sauvignon Blanc é um dos vinhos branco que apresentam um sabor jovem, refrescante e harmônico.

Produzido na região de Campanha Central/RS no Brasil, é utilizado a uva Sauvignon Blanc. Esse vinho apresenta características leves e refrescantes, com notas cítricas que proporcionam um equilíbrio agradável no paladar.

Então, com 11% de teor alcoólico, serve perfeitamente como aperitivo ou acompanhamento para saladas, peixes, aves, massas e molhos leves e queijos frescos.

16. Woodbridge Chardonnay    

Vinho Branco WOODBRIDGE Chardonnay
Fonte: Extra

Se você busca um vinho de marca renomada, o Woodbridge Chardonnay é ideal para você! A marca é a 4° maior marca de vinhos do mundo, localizada na região da Califórnia nos Estados Unidos.

Composto 80% Chardonnay, 6% Colombard, 5% Sauvignon Blanc, 5% Semillon, 2% Viognier e 2% Muscadet, com notas aromáticas de frutas, flores e especiarias, com um sabor fresco, com a doçura de frutas maduras e especiarias.

Porém, um dos seus grandes diferenciais é o cuidado durante a sua vinificação. Esmagam-se as uvas logo após a colheita, e o suco fermenta em tanques de aço inoxidável com temperatura rigorosamente controlada.

Depois, o vinho fica por sete meses em barris de carvalho para ganhar mais riqueza de sabor. Queimam-se os interiores dos barris de carvalho para acrescentar um sabor de especiarias ao vinho.

Portanto, isso resulta em um teor alcoólico de 13,5%, ideal para harmonizar com ostras, aperitivos, carnes brancas, queijos e pescados.

17. Orgânico Sauvignon Blanc Adobe Reserva    

Vinho Adobe Orgânico Sauvignon Blanc
Fonte: Carrefour

A vinícola Emiliana Organic Vineyards, localizada no Valle de Casablanca no Chile, produz o vinho Orgânico Sauvignon Blanc Adobe Reserva.

Utilizam-se uvas Sauvignon Blanc no processo, que maturam por 4 meses em tanques de aço inoxidável. Esse processo confere ao vinho características de frescor, suavidade e equilíbrio, com um teor alcoólico de 12%.

Dessa forma, este vinho é ideal para consumir de 14 a 16°C, harmonizando bem com peixes, aves, entradas frias, petiscos e queijos.

18. Reservado Chardonnay Santa Helena      

Vinho Branco Chileno Santa Helena Reservado Chardonnay
Fonte: Carrefour

Esse vinho é a opção perfeita para quem está querendo economizar! (mas para economizar ainda mais, não deixe de conferir as promoções e cupons de desconto no site da Eu Amo Cupons) É uma das opções mais econômicas da nossa lista.

Produzido na região do Vale do Maipo no Chile, esse vinho branco de Chardonnay possui as características elegantes e sofisticadas dessa uva, perfeito para jantares com amigos e familiares.

Seu teor alcoólico é de 12,5% é perfeito para ser servido à 8°C juntamente com peixes grelhados.

19. Concha Y Toro Reservado Sauvignon Blanc 

Vinho Chileno Concha Y Toro Reservado Sauvignon Blanc
Fonte: Casas Bahia

A Concha Y Toro produz o Reservado Sauvignon Blanc, um vinho leve e fresco com notas de ervas finas e frutas cítricas, ideal para ocasiões relaxantes e divertidas.

Originário do Valle Central no Chile, este vinho é feito com uvas Sauvignon Blanc e vinificado cuidadosamente para preservar a leveza da uva, resultando em um teor alcoólico de 12,5%.

Por isso, harmoniza perfeitamente com pratos leves de frutos do mar e queijos frescos.

  20. Aurora Varietal Riesling Itálico  

Vinho Aurora Varietal Riesling Itálico
Fonte: Casas Bahia

Por último, mas não menos importante, temos o vinho Aurora Varietal Riesling Itálico da região da Serra Gaúcha, no Brasil.

Feito com uvas Riesling, este vinho branco tem notas tropicais e cítricas, conferindo-lhe uma elegância leve, ideal para harmonizar com aves, comida japonesa, massas, frutos do mar e pratos brasileiros tradicionais.

Com um teor alcoólico de 12,5%, serve-se idealmente entre 6 a 8°C.

Além disso, um controle rigoroso na vinificação garante características brasileiras, tornando-o perfeito para ocasiões do dia a dia ou reuniões entre familiares e amigos.

Como escolher um bom vinho branco?

Para escolher um bom vinho branco, você deve se atentar nas características que deseja que aquele vinho possua, por esse motivo, citamos os principais elementos a serem analisados.

Tipo de uva        

1. Chardonnay

As uvas do tipo Chardonnay são as mais famosas quando falamos em vinhos brancos. São originárias da região de Borgonha, localizada no centro-leste da França.

Bebidas reconhecidas pela qualidade e sabor, como champagnes e vinhos, consideram esse produto uma matéria-prima cobiçada por amantes dessa fruta.

Portanto, por possuírem aroma e características marcantes, as bebidas feitas com essa uva podem ser aromáticas, frescas, possuir notas cítricas e com notas de baunilha quando passam pelo carvalho.

2. Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma das uvas mais reconhecidas e utilizadas na criação de vinhos. Ela possui sua origem na região de Bordeaux e possui características contrárias da Chardonnay, já que possuem notas mais frutadas e adocicadas, produzindo vinhos delicados e leves.

3. Riesling

As uvas Riesling são de origem da Europa Central e possuem características diferentes das citadas acima, já que possuem notas intensas e marcantes, capazes de produzir vinhos mais secos ou doces dependendo da sua forma de preparo.

O que torna essa uva tão marcante é a presença de notas petroláceos, quando envelhecidos.

Então, vinhos feitos dessa uva são mais claros e utilizados em consumos mais rápidos.

4. Pinot Grigio

A França cultiva a uva Pinot Grigio, mas a América do Norte e a Itália lideram na produção. Caracterizadas por sua leveza e toques cítricos, estas uvas dão origem a vinhos perfeitos para ocasiões diurnas e estações mais quentes.

5. Pinot Blanc

A Pinot Blanc, membro da família das uvas Pinot, tem um sabor neutro comum em vinhos brancos não alcoólicos.

6. Moscato Branco

A uva Moscato Branco é originária de regiões mais quentes da Europa. Possui um sabor mais adocicado e é comumente consumido durante a sobremesa.

7. Gewürztraminer

Principalmente na Alemanha, usa-se a uva Gewürztraminer para produzir vinhos, embora sua origem seja também francesa.

Seu aroma é forte e pode possuir semelhança com flores, mas apesar disso, seu sabor é bem seco. São frequentemente associados a ocasiões elegantes.

8. Torrontés

Essa uva é uma das mais utilizadas na produção de vinho branco na América Latina (principalmente na Argentina). Sua origem é na Espanha e possui no sabor um leve toque de frutas, assim dando uma adocicada no sabor seco dos vinhos.

9. Sémillon

As uvas Sémillon também são bem utilizadas na produção de vinhos e espumantes. São originárias da França e possuem características mais frescas e leves, sendo consumidos em ocasiões mais casuais e joviais.

10. Trebbiano

As uvas Trebbiano são de origem italiana e são muito famosas pelo seu aroma e sabor elegante e sutil. Apresentam notas delicadas de frutas cítricas e ervas, que traz toda a sua leveza.

Então, são recomendadas para consumo breve em diferentes tipos de ocasião.

11. Viognier

As uvas Viognier são de origem francesa e possuem um sabor com mais acidez, o que trazem características cítricas às bebidas produzidas com essa uva.

Por isso, são muito utilizados em vinhos doces e espumantes utilizados em ocasiões diurnas e em estações quentes.

Teor de açúcar

Durante o processo de fermentação do vinho, que determina o nível alcóolico, o açúcar tem um papel extremamente importante, pois, durante o processo, esse ingrediente pode se converter em álcool etílico.

Portanto, quanto mais açúcar a uva e os ingredientes usados possuir, maior será o teor alcoólico daquele vinho.

Então, monitoram-se cuidadosamente as uvas durante diversos processos de produção da bebida, desde o amadurecimento da fruta até o armazenamento do vinho.

Esse açúcar pode vir da própria uva ou também se pode adicioná-lo à bebida durante o processo de fermentação, tornando-o ainda mais doce.

Além disso, o açúcar pode alterar o aroma e a textura do vinho, fazendo com que a bebida fique mais leve ou mais encorpada.

Então, devido a esses diferentes tipos de usa e métodos de produção, encontramos diferentes tipos de vinhos, entre eles os:

  • Vinhos secos: que possuem no máximo 4g de açúcar por litro
  • Vinhos Meio Secos (Demi-Sec): que possuem de 4,1g a 25g de açúcar por litro
  • Vinhos Doces e Suaves: que apresentam de 35,1g a 80g de açúcar por litro

Então, ao escolher um vinho, procure sempre por aquele que mais se adequa às suas necessidades e a ocasião de consumo.

Teor alcoólico

O teor alcoólico do vinho branco é em média de 5% a 14%, já que as uvas brancas geralmente possuem menos açúcar do que uvas usadas em outros tipos de vinho.

No entanto, mesmo com um teor alcoólico que pode ser menor do que outros tipos de vinho, o corpo absorve o branco mais rapidamente, o que pode elevar os níveis de álcool no sangue e facilitar a embriaguez.

Harmonização

A técnica de Harmonização de Vinhos intensifica e completa a experiência de degustação, pois combina as bebidas com pratos que têm elementos harmoniosos.

Devido à sua leveza, os vinhos brancos são mais adequados para servir em ambientes mais quentes.

Além disso, os vinhos devem apresentar uma temperatura entre 6° a 12°C, para que a experiência seja mais harmoniosa.

Então, para complementar o consumo dessa bebida, podemos consumir:

  • Queijos Frescos: para vinhos brancos mais leves
  • Peixes e frutos do mar: para vinhos que apresentam mais acidez
  • Massas: se forem com base de legumes, devem ser combinados com vinhos mais leves.
  • Aves: são carnes mais suaves e por esse motivo devem ser combinados com vinhos mais encorpados, como o Chardonnay.

Então, para não errar na escolha do prato, sempre analise se ele é leve ou de tempero mais forte, pois quanto mais marcante o sabor da comida, mais encorpado devera ser o vinho, para que a comida não apague o sabor do mesmo.

Vinificação

Vinificação é o processo que torna as uvas em vinho. Nele diversas etapas são realizadas, desde o plantio, cultivo e monitoramento de plantações de uvas até o engarrafamento.

Portanto, esse processo determina diversas características do vinho, como o seu teor de açúcar, nível alcoólico e textura.

1° Etapa

Tudo começa com a escolha do tipo de uva usado e quais são os parâmetros necessários para a produção desejada.

Assim, escolhe-se e monitora-se meticulosamente as uvas até estarem prontas para colheita. Para os vinhos brancos, as uvas devem estar mais maduras para passar pelo processo de envelhecimento.

2° Etapa

Após a colheita, as uvas passam pelo processo da libertação do mosto, podendo ser por meio de esmagamento através de prensas.

Logo em seguida, as uvas passam por um processo de separação de qualquer impureza que possa estar presente.

3° Etapa

Depois, enviam as uvas para fermentação, onde adquirem teor alcoólico.

Esse processo de fermentação acontece em barricas (barris de madeira) e produz borras finas (partículas mais pesadas que se separam do restante do líquido). Agitam-se essas borras periodicamente para que o líquido entre em contato com elas (processo de bâtonnage).

As borras finas trazem diversos benefícios ao vinho branco, além de uma textura mais encorpada, já que são ricas em diversas vitaminas e antioxidantes que ajudam na nossa saúde.

No entanto, também existem vinhos que são fermentados em recipientes de aço inox, onde até a temperatura é controlada.

O mais importante do processo de fermentação é manter o vinho branco em uma temperatura em média de 18°C e evitar o contato com o ar, para que o vinho fique dentro do padrão da bebida.

4° Etapa

Depois de chegar no teor alcoólico ideal, o líquido é separado das borras e é levado para os tanques de conservação/afinamento.

5° Etapa

Após o término de todas essas etapas, o engarrafamento ocorre, despejando o líquido dentro das garrafas escolhidas pela marca, tampando-as com rolha sintética ou a screw cap (que é mais barata) e, em seguida, rotulando-as.

Além disso, entender sobre o processo de vinificação do vinho branco que pretende comprar, te ajuda a determinar as características que a bebida deve apresentar, como por exemplo um vinho mais artesanal e natural (vinhos fermentados em barricas, por exemplo), ideal para ocasiões comemorativas, ou até mesmo um vinho para o dia a dia, que não possui a necessidade de ser tão caro e trabalhado.

Maturação

A maturação é um processo que acontece nos vinhos branco depois da fermentação e antes do engarrafamento, a 4° Etapa citada acima. O objetivo dessa fase é fazer com que a bebida fique mais madura e envelhecida, destacando suas notas e características, para que depois fique pronta para o consumo.

Nela, o vinho é armazenado em tanques de inox ou, em alguns casos, em barris de madeira (como é o caso dos vinhos da uva Chardonnay) e ficam até que o vinho esteja evoluído.

Então, essa etapa é importante pois além de trazer personalidade a bebida, a torna ainda mais atrativa, com cores mais marcantes e sabores únicos.

Perguntas Frequentes sobre melhores vinhos branco

Qual é o vinho branco mais popular?     

Podemos encontrar diversos tipos de vinho branco no mercado mundial, mas sem dúvida, um dos mais vendidos, são os vinhos feitos com uvas Chardonnay, as principais e mais saborosas quando falamos em vinho branco.

Qual melhor vinho branco português?  

Podemos encontrar dezenas de vinhos portugueses de altíssima qualidade, entre eles estão o Vinho Verde Aveleda Casal Garcia Sweet e Vinho Quinta do Ameal Bico Amarelo citados no artigo.

Qual é o vinho branco mais leve?            

Os vinhos brancos mais leves são aqueles que possuem menor teor alcoólico e são feitos a partir de uvas mais refrescantes e leves, como a Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.

Quais são os tipos de vinho branco?      

Podemos encontrar diversos vinhos brancos, mas o que os caracterizam é o seu tipo de maturação, envelhecimento, mas principalmente as suas uvas. Como as Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Riesling, Gewürztraminer, Moscato, Semillon, Chenin Blanc e Viognier.

Quais são os melhores vinhos branco suave?     

O vinho branco com maior pontuação e classificação é o Dv Catena Chardonnay-Chardonnay.

Natália Campos

Atuando na área de comunicação da Eu Amo Cupons, sou apaixonada pelos pequenos detalhes da vida.

Por esse motivo, amo dar dicas sobre beleza e auto cuidados, para que as pessoas se sintam mais motivadas e felizes com elas mesmas.

Outro tema que sem dúvida está no meu coração, é o universo Pet, onde sempre procuro produtos, brincadeiras e comidas que tornem a vida de nossos animaizinhos ainda mais feliz e saudável.

Além disso, tenho uma enorme curiosidade e vontade de conhecer lugares diferentes e aprender sobre outras culturas. Isso me faz estar sempre de braços abertos para novas experiências, pronta para mergulhar em jeitos diferentes de viver a vida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.