Vitamina C para o rosto: descubra qual o tipo ideal e como utilizar
6 minutos de leitura
O mundo do cuidado com a pele está se expandindo, e a Vitamina C para o rosto se tornou uma das queridinhas quando se fala de prevenção do envelhecimento, melhorar a aparência do rosto, entre muitos outros benefícios. Ela é tão benéfica graças às suas propriedades antioxidantes, essas ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas capazes de acelerar o envelhecimento das células na pele, os antioxidantes agem para minimizar esse dano oxidativo.
Nosso corpo é capaz de produzir certos nutrientes e vitaminas, porém a vitamina C não é produzida pelo organismo, é obtida através da alimentação ou suplementação.
Portanto, ao aplicar topicamente sobre a pele do rosto, ela estimula a produção de colágeno, fazendo com que a pele fique viçosa, saudável e com aparência radiante. Além disso, ela auxilia na proteção contra raios ultravioleta, mas vale lembrar que ela não substitui o uso do protetor solar.
Como escolher a vitamina ideal para a sua pele?
Separamos algumas dicas para você não errar na hora de comprar o cosmético ideal para o rosto. Confira abaixo:
A textura do produto
Todos os cosméticos para a pele são produzidos com um veículo de aplicação, ou seja, aquela mistura que irá fazer o componente ativo se espalhar pela pele. Com a vitamina C não é diferente, existem diversos tipos de veículos, séruns, cremes, loções etc.
Cada veículo confere uma textura diferente na hora da aplicação. Vamos ver as recomendações abaixo para cada tipo de pele:
Para peles oleosas ou mistas, recomendamos utilizar produtos mais leves como séruns ou gel, pois sua fluidez não irá deixar a pele com aspecto pegajoso.
O produto em espuma também é indicado para peles mais oleosas e peles mistas, pois não pesa muito na pele, é fluido e sem resíduos gordurosos.
Já para peles secas e extra secas recomendamos o uso da vitamina C em forma de creme ou loção, para garantir hidratação para a pele.
Consulte sempre um médico dermatologista para descobrir qual é o seu tipo de pele e qual produto é ideal para ela, pois um produto que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você.
Porcentagem de vitamina C
Outro fator importante a ser considerado ao escolher a vitamina C ideal para o seu rosto, é a concentração dela no cosmético. Existem diversas porcentagens de vitamina C no mercado, portanto, cuidado para não piorar a sua condição de pele.
Quanto maior for a porcentagem de vitamina C em um produto, maiores são os efeitos que ela causa na pele. No entanto, o efeito rebote também pode ser maior, ou seja, ela pode irritar mais a pele e agravar a inflamação de espinhas e cravos, caso você tenha uma pele propensa à acne.
Para esse tipo de pele, recomendamos uma porcentagem mais baixa de vitamina C, entre 10% e 15% (no máximo). Para peles sensíveis, irritadas e com melasma, essa porcentagem também é indicada.
Porcentagens mais altas, como 20% a 30%, são indicadas para peles normais, sem nenhuma condição patológica. Lembre-se sempre de consultar um médico dermatologista antes de aplicar o produto no rosto.
Vitamina C pura ou encapsulada?
Os cosméticos apresentam a vitamina C em sua composição de diversas formas.
Contendo a vitamina pura na composição, ou seja, não está misturada com nenhum outro componente. Essa forma, potencializa o fator antioxidante do produto, porém é mais instável às reações com ar, umidade e luz, fazendo com que ela oxide no próprio frasco e perca seus efeitos. Além disso, pode também piorar condições de peles sensíveis e com propensão à acne.
Encapsulada significa que ela não terá contato com outras substâncias até penetrar na sua pele. Essa é uma tecnologia mais avançada e produtos com essa composição tendem a ser mais caros, porém mais eficientes.
Também encontramos produtos com a vitamina C em sua forma derivada, mas o seu nível de potência é menor. Essa fórmula é considerada mais segura para quem possui peles muito oleosas com tendência a acne e peles sensíveis, irritadiças, com rosácea ou Melasma.
Algumas vitaminas C, quando combinadas com outras fórmulas, potencializam ainda mais os seus efeitos.
Por exemplo: a vitamina C misturada com ácido hialurônico, é a combinação ideal para quem quer ter os benefícios da vitamina combinada com uma hidratação magnífica que o ácido hialurônico traz.
Como usar a vitamina C para o rosto?
Usar de manhã ou de noite?
É preferível que você a utilize pela manhã, pois assim você consegue aproveitar muito mais dos benefícios da sua composição.
No skincare matinal, um dos objetivos é limpar a pele dos resíduos produzidos durante o sono e, caso você faça skincare noturno, a limpeza irá remover os restos dos produtos depositados na derme.
O segundo objetivo é hidratar e colocar uma barreira de proteção contra raios ultravioletas, estes são responsáveis pelo aumento dos radicais livres, aqueles que falamos no início da leitura, lembra? Vale ressaltar que a vitamina C entra para auxiliar e aumentar o poder do protetor solar, e não substitui suas funções.
Então após a limpeza da pele, utilizar sua vitamina C ideal, prosseguir com um hidratante de sua preferência (opcional) e finalizar com um protetor solar de FPS 30 ou mais. O que garante uma pele hidratada e protegida. Lembre-se que a ação do protetor solar se perde ao longo do dia, sendo necessária sua reaplicação.
Mas se preferir utilizar a vitamina C a noite, não tem problema, neste caso dispense o protetor solar.
Como passar vitamina C?
Retire uma pequena quantidade do produto de seu frasco, se houver pipeta, tente não encostá-la na pele. Distribua o produto nas maçãs do rosto, região T (testa, nariz e queixo). Em seguida, massageie até a vitamina estar presente em toda extensão do rosto.
Depois que a pele absorver todo o produto, finalize com o protetor solar de FPS 30 ou mais. Logo em seguida você pode optar ou não pelo uso da maquiagem.
Pode usar vitamina C todos os dias?
Sim, desde que sua pele se adapte bem ao produto. Caso contrário, faça a aplicação da vitamina C duas vezes na semana e observe sua pele. Se ela tolerar bem o produto, você pode aumentar para três vezes por semana e assim sucessivamente.
Em casos de aumento da irritabilidade, vermelhidão, coceiras, suspenda o uso do produto. Lembrando que é recomendado a consulta com um médico dermatologista antes de usar o produto em sua pele.
Pode sair no sol com a vitamina C no rosto?
Sim, não há problemas na exposição solar após passar a vitamina C, pois ela ajuda a formar uma barreira de proteção contra os raios UV, mas ela não substitui o protetor solar.
Usar a vitamina junto ao protetor solar ajuda a potencializar seus efeitos.
Pode passar frutas cítricas no rosto ao invés da vitamina C?
Não! Cuidado com frutas cítricas no rosto, pois queimam e deixam manchas que podem ser permanentes. Além disso, podem irritar e inflamar a pele, deixando-a mais vulnerável.
Utilize apenas produtos específicos para seu tipo de pele, ou por recomendação de um médico dermatologista.
Se a vitamina C mudar de cor, ela perde as propriedades?
Se o produto passar de amarelo para alaranjado, não significa que ele perdeu as suas propriedades. Apenas indica um processo natural deste ativo.
Porém, cuidado! Se ele se tornar laranja escuro ou até mesmo marrom, é sinal que sua Vitamina C oxidou. Neste caso, o produto perde suas propriedades ativas.
Como armazenar o produto corretamente?
Como falamos anteriormente, a vitamina C é um ativo frágil e seu mau armazenamento faz com que ela oxide e perca suas propriedades ativas que beneficiam a pele.
Para que isso não aconteça, siga essas dicas para não fazer seu produto perder seus benefícios:
Evite deixá-la em lugar abafado ou quente demais;
Não encostar a pipeta diretamente na pele, coloque uma quantidade na mão ou no rosto e espalhe;
Feche o frasco imediatamente após seu uso;
Escolha produtos com o vidro do frasco escuro e armazene-o em local livre de luz.
Agora você possui bastante informação antes de escolher a vitamina C ideal para sua pele. Clique e confira nossas lojas parceiras de cosméticos com condições especiais e cupons de desconto.