Desconto e consumo consciente: qual a relação?

thumbnail

Você sabia que consumir de forma consciente ajuda não só o planeta, mas também as suas economias? Descubra mais sobre esse estilo de vida e como os descontos têm tudo a ver com ele!

No Brasil, a ideia de consumo consciente começou em 2009 e o objetivo dessa data é lembrar as pessoas sobre os riscos de produzir e consumir de forma exagerada.

Um consumidor consciente por sua vez, analisa os impactos do consumo excessivo e adota práticas para evitar esses excessos.

O consumo consciente não serve apenas para o bem do planeta, mas também tem benefícios para o próprio consumidor. Isso porque você também economiza e pode fazer seu dinheiro render mais. Assim como quando consegue bons descontos ao comprar algo.

Consumo consciente ajuda planeta
Consumo consciente ajuda planeta

Na sequência, vamos te explicar com mais detalhes tudo sobre esse tema.

O que significa consumir de forma consciente?

O consumo consciente acontece quando você consegue recursos para utilizá-los na satisfação das suas necessidades. Nessa filosofia, obter recursos acima das suas necessidades não faz tanto sentido.

Esse comportamento se relaciona com todas as áreas: seja utilizando recursos naturais, comprando alimentos ou qualquer outro produto e até mesmo serviços.

Três principais vantagens do consumo consciente

1. Economia a longo prazo

Mesmo que alguns produtos sustentáveis tenham o preço um pouco mais caro, o resultado final é mais economia. Mas como? Ao preferir produtos que não são descartáveis, por exemplo, você gasta menos ao longo do tempo e as suas coisas, com certeza, irão durar mais.

2. Você se habitua a pesquisar mais

O consumidor consciente tem por hábito a prática de pesquisar: seja a composição, a origem e até preços dos produtos. E quem pesquisa, tende a fazer um melhor negócio!

3. Você se torna mais responsável

Responsabilidade com você mesmo e com o planeta. Por isso, praticá-lo pode fazer com que você seja uma pessoa mais responsável de diversas maneiras, seja com o cuidado próprio, com pessoas próximas e até mesmo com o seu dinheiro.

Dicas para se tornar um consumidor consciente

1. Equilibre as contas de casa

A primeira dica é aprender a organizar e equilibrar melhor suas contas de casa. Pegue um caderno e anote todas os seus ganhos e despesas. Em seguida, calcule o resultado e descubra se vai sobrar ou faltar dinheiro no mês.

Caso você tenha algum tipo de dívida em atraso, procure negociá-la com bons descontos antes de consumir um novo produto.

2. Traga um amigo para participar

A segunda dica de consumo consciente é chamar quem divide a rotina com você para participar também. Quando você consegue envolver outras pessoas, seguir novos hábitos se torna mais fácil.

3. Não compre por impulso

Evitar comprar por produtos por impulso é essencial para quem deseja se tornar um consumidor consciente, assim como buscar por melhores preços e descontos.

O hábito de comprar compulsivamente, sem avaliar preço, qualidade e necessidade dos produtos, é um dos principais vilões para quem deseja diminuir os desperdícios.

Gostou? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você aprender mais sobre o assunto e conseguir colocar em prática novos hábitos de consumo em sua rotina!

Comentários

comments

Plataforma de cupons de desconto online. Aqui para dar dicas e informações de produtos pra você economizar sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top