Todos os tênis que Kobe Bryant usou na carreira na NBA

Sem dúvida Kobe Bryant foi um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Teve um início precoce na carreira, com apenas 17 anos de idade. Em 1996, Kobe foi o décimo terceiro jogador a ser escolhido no Draft da NBA daquele ano. Ele ainda cursava o 2º ano do ensino médio e precisou que seus pais assinassem o contrato com o Los Angeles Lakers no mesmo ano.

Aquele jovem promissor ganhava holofotes quando entrava em quadra. Tinha uma habilidade fora do padrão e aos poucos foi ganhando espaço em quadra. A maneira como enterrava as bolas era um dos diferenciais de Kobe, tanto é que no ano seguinte, em 1997, Kobe ganhou o campeonato de enterradas da NBA.

Kobe também foi um dos jogadores mais jovens da história a estrear na NBA e, na época, o mais jovem a participar do All Star Game. Aos poucos ele começou a ser comparado a Michael Jordan e a Magic Johnson. E em sua 4ª temporada na NBA, o time do Lakers que tinha Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, conquistou por 3 anos consecutivos o campeonato da NBA. O famoso time ficou conhecido como a 1ª Dinastia da NBA.

Assim como todo excelente atleta, as marcas querem se associar a sua imagem. Não foi diferente com Kobe Bryant. Logo no início de sua carreira, a Adidas foi sua primeira patrocinadora e fornecedora de materiais. Em 2003, a Nike passou a ser patrocinadora oficial do atleta (muitos dizem que devido a isso, Kobe mudou o número de sua camisa de 8 para 24). Mas o que importa, pelo menos neste post, é mostrar quais foram os modelos de tênis que Kobe Bryant usou durante toda a sua carreira. Sendo assim, vamos começar com os modelos da Adidas.

Veja também: Todos os modelos do Nike Air Jordan
Veja também: Todos os tênis Nike de Lebron James

Adidas AQT Elevation – Ano 1996

O Adidas AQT Elevation foi o primeiro tênis que Kobe Bryant usou como jogador profissional em 1996. Foi com esse tênis que Kobe venceu o Campeonato de enterradas da NBA com apenas 18 anos de idade se tornando o jogador mais jovem a vencer a competição.

O tênis apresenta uma variação de cores com quatro tonalidades: roxo (predominante), branco, preto e amarelo no detalhe do número 8 e no logo da Adidas. Assim como a maioria dos tênis dos atletas da NBA, é um modelo robusto porém bastante confortável.

Adidas EQT Elevation
O primeiro tênis que Kobe Bryant usou como profissional foi o Adidas EQT Elevation

Adidas KB8 – Crazy 8 – Ano 1997

O KB8 foi o primeiro tênis criado exclusivamente para Kobe Bryant. A Adidas foi bastante ousada na época pois o jogador estava em sua 2º temporada na NBA e seu futuro ainda era inserto.

A Adidas mudou o nome do tênis para Crazy 8 depois que a Nike passou a patrocinar o Kobe. O tênis possui um forro de malha de ar, entressola em EVA e placa de Sistema de torção (o que é ótimo para jogadores que movimentam muito o tornozelo).

KB8 1 Preto e Branco
Primeiro tênis exclusivo feito para Kobe Bryant

Adidas KB8 II – Ano 1998

O KB8 II não fez tanto sucesso quanto o KB8 I. Além do design e da aparência terem mudado sutilmente, em termos de tecnologia e aperfeiçoamento não houve muita novidade. Como Kobe estava em sua 3ª temporada na NBA, ele começou a ganhar mais tempo em quadra. Com isso, a Adidas desenhou o KB8 II com uma entressola arredondada maior do que havia antes para ganhar estabilidade e suporte.

Muitos dizem que foi o pior tênis da Adidas na era Kobe. A Adidas chegou a relançar o modelo em 2014 mas não temos informações de como foram a vendas do modelo 15 anos depois.

Adidas KB8 2 Kobe Bryant
2º tênis com assinatura de Kobe Bryant. Foi um fracasso.

Adidas KB8 III – Ano 1999

O KB8 III foi o último modelo da linha FYW (Feet You Wear) Ambos não foram tão populares quanto o primeiro. A Adidas já tinha tido uma má experiência com o modelo anterior e apostou no 3º mudando o design do tênis e implementando algumas mudanças de material com couro e detalhes menos estridente.

O modelo foi retomado depois que Adidas mudou o nome do tênis para Yeezy 500.

adidas kb8 3 Kobe
KB8 III – O terceiro tênis com assinatura de Kobe Bryant

Adidas The Kobe – Ano 2000

O ano 2000 foi o ano em que Kobe Bryant começou a mostrar seus talentos pra valer. E com isso, a Adidas deu fim na era da linha KB8 e lançou um modelo ousado com design inspirado no carro da Audi TT Roadster: O Adidas The Kobe.

O tênis possui um colar de espuma dupla, entressola em EVA moldada por um sistema de torção. Kobe Bryant gostou tanto deste modelo que usou durante praticamente duas temporadas seguidas.

O modelo foi bastante ousado na época mas, diferente dos modelos KB8, esse a Adidas acertou em cheio. Hoje em dia, se você reparar, o modelo Adidas NmD parece ter sido inspirado no The Kobe I.

Adidas The Kobe Amarelo
A Adidas lança o modelo The Kobe. Ano em que Kobe começou a mostrar seu verdadeiro valor em quadra.

Adidas The Kobe II – Ano 2001

A Adidas foi muito além no The Kobe II. Talvez eles tivessem achado que um design futurista fosse fazer sucesso devido ao modelo anterior, mas a verdade é que não foi muito bem aceito pelos consumidores e nem mesmo por Kobe Bryant. Não sabemos qual o verdadeiro motivo de Kobe ter deixado a Adidas, mas por coincidência foi logo após o lançamento deste modelo.

O Kobe II foi o último tênis da Adidas com assinatura de Kobe Bryant.

Adidas The Kobe dois preto
Adidas lançou o 2º modelo do tênis The Kobe. O último modelo da Adidas para Kobe Bryant

Todos os comerciais da Adidas com Kobe Bryant

Chegou ao fim o patrocínio da Adidas em Kobe Bryant. A Adidas usou a imagem de Kobe por aproximadamente 5 anos. Neste período foi feito diversos comerciais de TV e pra quem tem curiosidade, segue abaixo todos os comerciais da Adidas com o astro Kobe Bryant:

Lembrando que para quem quer comprar algum modelo de tênis do Kobe na era Adidas, a Eu Amo Cupons oferece cupons de desconto Adidas pra você economizar em suas compras online.

Era Pós-Adidas – Diversas marcas e modelos de tênis por um tempo

Após o término do contrato entre Kobe e Adidas, o atleta passou pouco mais de dois anos variando o modelo dos tênis. Como a variação foi constante, não vamos dar ênfase na descrição de cada modela (alguns até já conhecido por vocês), mas mostraremos as imagens e vocês deixem os comentários no final do artigo pra nos dizer o que achou deles, combinado?

Reebok Answer 4

A Reebok lançou o Answer 4 aproveitando a brecha de que Kobe estava sem patrocínio na época. A ideia da Reebok era pegar uma parte do mercado entre os amantes de Kobe e aproveitar para fortalecer a marca dentro do basquete.

Reebok Answer 4 - Kobe Bryant
Primeiro tênis que Kobe usou da marca Reebok

Converse Weapon

Surpresa! Pois é, Kobe Bryant vestiu Converse pra jogar basquete. O modelo Converse Weapon tinha sido famoso pois foi um tênis assinado por nada mais, nada menos que Magic Johnson. O modelo é lindo.

Converse Weapon Kobe Bryant
Acredite: Kobe Bryant vestiu Converse Weapon

Reebok Questions

De volta com a Reebok, Kobe marcou 12 cestas de três pontos usando o Reebok Question contra Seatle Super Sonics (hoje o Oklahoma City Thunder).

Reebok Question Kobe
2º tênis da Reebok que Kobe usou em sua carreira

AND 1

WHAT?! O que é isso?

A AND 1 é uma empresa americana especialista em calçados e roupas de basquete. A marca é pouca conhecida no Brasil mas já patrocina muitos atletas da NBA desde 1993. Também patrocina muitas equipes de basquete do ensino médio americano. E sim, Kobe Bryant também usou AND 1.

And 1 Kobe Bryant
And 1 foi uma das marcas que Kobe usou durante sua carreira antes do contrato com a Nike

Nike Air Force 1

Primeiro tênis da Nike que o Kobe Bryant usou em quadra foi o Air Force 1. A partir daqui, ele não usou outra marca de tênis que não fosse a Nike.

Nike Air Force 1 - Kobe Bryant
Seu início com a Nike Kobe vestiu um Air Force 1

Air Jordan True Blue 3 – All Star Game

O Air Jordan, como o próprio nome diz, é uma linha de tênis da Nike assinada por nada mais nada menos que Michael Jordan. E sim, Kobe Bryant já estava flertando com a Nike para lançar o próprio tênis, mas antes disso ele também usou o modelo Air Jordan 3.

Air Jordan 3
Kobe vestiu Air Jordan por uma temporada antes de ter seu próprio tênis com a Nike

Air Jordan 7

Mais um Air Jordan para os pés de Kobe. Desta vez o modelo de número 7

Nike Air Jordan 7
Depois do número 3, Kobe vestiu o Air Jordan 7

Air Jordan 8

Agora o modelo de número 8 da linha de Michael Jordan também esteve nos pés de Kobe Bryant. Este foi o último modelo que ele usou da linha Air Jordan.

Air Jordan 8
O último Air Jordan de Kobe foi o de número 8 antes de sua própria linha

Nike Zoom Huarache 2K4

Ele ainda não tinha um tênis assinado com a Nike que neste momento já era sua patrocinadora oficial. Chegou a usar este modelo que, particularmente, pra quem joga basquete é excelente e lindo pro dia a dia também.

Nike Huarache 2k4 kobe
Um dos tênis mais lindos que Kobe vestiu foi o Nike Huarache

Nike Zoom 2K5

Este modelo é da mesma linha do modelo anterior mas possui uma aparência mais moderna. Estava quase na hora da Nike lançar a linha de Kobe.

Nike 2k5 Kobe
2º modelo da linha Huarache.

Nike Hyperdunk

Olhem bem para este modelo. Pois esse foi o último modelo da Nike que Kobe usou antes da marca lançar sua linha exclusiva.

Nike Hyperdunk Kobe
Se parece muito com o Huarache este modelo Hyperdunk

Nike Zoom Kobe I – 1º Tênis do Kobe Bryant com a Nike

Este tênis é um dos mais memoráveis modelos que Kobe Bryant já usou. Foi com esse tênis que ele marcou 81 pontos com contra o Toronto Raptors, se tornando o 2º maior pontuador em um único jogo (atrás apenas de Wilt Chamberlain, na época no Philadelphia Warriors que marcou 100 pontos contra o New York Knicks em 1962). Após esse episódio se instalou a famosa mentalidade mamba que inspira milhares de atletas até hoje. É um mantra do esporte que tem como lema a frase “O trabalho duro supera o talento – sempre”.

A Nike chegou a lançar uma edição especial do tênis com apenas 24 exemplares (Número da camisa de Kobe na época).

Lembrando que a Eu Amo Cupons oferece cupons de desconto grátis da Nike pra você economizar em compras online direto pelo site da Nike.

Kobe 1 foi criado pelo designer Ken Link em 2005, hoje diretor criativo da Adidas. Como todo tênis de basquete, ele é robusto, possui cano alto para proteção dos tornozelos e por dentro é super confortável. Possui fibra de carbono na parte traseira e um encaixe no calcanhar perfeito para encaixar seu pé como uma luva.

Nike Zoom Kobe 1
1º tênis da Nike com assinatura de Kobe Bryant

Nike Zoom Kobe II – Black Mamba

Para este modelo de tênis a Nike lançou três versões: Regular (Padrão/normal), Strength (força/direto) e Lite (Leve).

O modelo strength possui mais amortecimento do que a versão regular., já a versão Lite é a mais robusta de todas. Possui couro na parte da frente e não é tão aconchegante nos primeiros usos.

Usando este modelo, Kobe teve uma média de 32 pontos por jogo durante a temporada de 2006 e chegou a marcar de 65 pontos em um jogo contra o Blazers.

Nike Zoom Kobe 2
O famoso Mamba de Kobe. Seu segundo tênis

Nike Zoom Kobe III – Black Mamba – 2008

Particularmente é o nosso modelo favorito da era Nike Zoom. Primeiro pelo design e aparência externa do tênis e segundo por ser um tênis hiper confortável e maleável. A Nike lançou diversas cores deste modelo e vale a pena mostrar mais de uma foto nesse tópico. Tem cores tradicionais do Lakers e cores que saem do padrão como o modelo abaixo na cor preta com colorido.

O tênis é super confortável e a textura lembra um waffle. Este modelo foi um dos que mais vendeu na linha Kobe.

Usando este tênis Kobe ganhou seu primeiro prêmio de MVP (Jogador mais valioso da NBA) mas perdeu para o Celtics na final da liga.

Kobe 3 - Nike
Um dos modelos mais confortáveis e bonitos de Kobe

Nike Zoom Kobe IV – Low Cut – Revolucionário

Este modelo foi o início da mudança de toda a linha de tênis do Kobe Bryant até hoje. Isso porquê Kobe queria um tênis de basquete com cano baixo que fosse leve para ele poder explorar seus dribles. Dizem que ele se reuniu com o designer Eric Avar (quem desenhou o modelo do Kobe 4) e disse que queria um modelo com corte mais baixo possível e que fosse leve para jogar basquete, o designer pensou: WHAT!?!

A inspiração do designer foi as chuteiras de futebol. Kobe chegou a usar alguns modelos de chuteiras e chutou bastante bola durante o período de desenvolvimento do tênis até chegar no Kobe IV ideal.

O modelo funcionou tão bem e o motivo é o bloqueio de calcanhar e a estabilidade do antepé. É um modelo ágil para jogar basquete e usar no dia a dia com muitas opções de cores.

Com esse tênis Kobe ganhou seu quarto título da NBA contra o Orlando Magic de Dwight Howard em 2009

Nike Kobe 4
O início dos canos baixos da linha de Kobe

Nike Zoom Kobe V – 2009 – 2010

Criados pelos designers Eric Avar e Matt Nurse, ele é o tênis mais baixo da linha Kobe. A tração é a melhor de todos os modelos e possui um amortecimento Zoom Air no calcanhar e antepé proporcionando mais conforto. Kobe Bryant ganhou o seu quinto título da NBA vestindo esse modelo de tênis.

Nike Kobe 5
Com as cores do Lakers Kobe arrebentou usando este modelo

Nike Zoom Kobe VI – Grinch – 2010 – 2011

A textura desse modelo lembra uma pele de cobra. É provavelmente o modelo de maior mais popular da linha Kobe pela Nike. Por dentro, o tênis possui uma palmilha de espuma com memória de camada dupla, ou seja, quanto mais você usa, mais ele se encaixa ao formato do seu pé. Além de possuir amortecedores Zoom Air no calcanhar e no antepé.

Kobe Bryant sobre o Kobe VI:

Continuamos a evoluir a tecnologia para torná-lo um tênis baseado no desempenho, mas esteticamente você nunca viu um sapato explodir tanto assim antes. Traz à vida o que me move.

O Kobe VI também revoluciona trazendo a nova tecnologia Flywire da Nike em uma construção de três camadas: Dentro do tênis uma camada de malha para alinhar o pé, em seguida uma camada de Flywire e complementada por outra camada de malha respirável de poliuretano para maior resistência.

Kobe 6 - Nike
a Textura do Kobe 6 parece uma serpente

Nike Zoom Kobe VII – System Supreme

A era do Kobe System, um método para se ter mais sucesso do que é possível ter. O modelo possui um Sistema de desempenho que permite aos jogadores personalizar o tênis. É possível trocar o suporte do tornozelo e o amortecedor do meio do pé. O modelo vem com duas opções de pastilhas intercambiáveis que permite aos jogadores trocar os suportes para adaptar ao seu estilo de jogar basquete.

– Ataque Rápido
Se o estilo do jogador for velocidade, el epode usar o acessório Attack Fast (ataque rápido) que deixa o tênis mais leve devido sua entressola phylon.

– Ataque Forte
Para jogadores mais agressivos e em jogos mais intensos, o acessório Attack Strong oferece uma entressola em cushlon e uma braçadeira no tornozelo para maior conforto e ótimo suporte.

Existem algumas variações do modelo que são inspirados em quatro animais: lobo, tubarão, sapo e guepardo.

Nike Kobe 7
Nike Kobe 7 – O início do Sistema Kobe

O Kobe VII inspirou o System Suprem que foi uma série de comerciais da Nike com Bryant na posição de mestre dando palestras para diversas celebridades, incluindo Kanye West e Tony Robson.

Apresentação Kobe System

Nike Zoom Kobe VIII – 2012 – 2013

É o modelo mais baixo de todos. Este sim parece com uma chuteira de futebol. Como o modelo Mercúrio que o Cristiano Ronaldo costumava usar. O modelo ainda fez parte da era Kobe System e um dos diferenciais deste modelo é que não possui costura na parte superior sendo sintética.

Mas foi também como este tênis que Kobe Bryant machucou o tornozelo e teve que passar por uma cirurgia. Talvez por isso a queda de venda do modelo na época.

Kobe 8 - Nike
o 2º modelo da Era Sistema Kobe

Nike Zoom Kobe IX – Record

O modelo Kobe 9 possui duas versões: A regular e a com cano alto. Alto mesmo. Isso porque na temporada passada Kobe rompeu o tendão de Aquiles e precisava de uma proteção maior na parte posterior do calcanhar.

Kobe 9 também foi marcado na história porque foi usando este tênis que Kobe ultrapassou a marca de Michael Jordan como o 3º maior recordista de pontos da história do basquete.

Kobe 9 cano alto
Kobe 9 – Modelo de cano alto

Nike Zoom Kobe X

Ainda com o designer Eric Avar trabalhando na Nike e criando os modelos de Kobe, o Kobe 10 foi o décimo tênis da linha de Kobe Bryant e foi lançado em 2015, seu penúltimo ano como jogador de basquete profissional. Assim como o Kobe 9, ele foi lançado na versão TOP e Hight TOP (dizem que a versão cano alto é um dos mais bonitos já fabricados).

O modelo não se parece muito com um tênis de basquete, parece mais com um tênis casual de se usar no dia a dia. Apesar de Kobe usá-lo em quadra, muitas pessoas compraram o tênis para usar de forma casual.

Nike Kobe 10
Seu penúltimo tênis antes do fim de sua carreira

Nike Zoom Kobe XI – Último de sua carreira

Infelizmente 2016 foi o último ano da carreira deste monstro na NBA. E o Nike Kobe XI foi o último modelo para Kobe durante a sua carreira. Em seu último jogo pela NBA contra o Utah Jazz, Kobe Bryant marcou 60 pontos usando este tênis.

O tênis é baixo e como o modelo Kobe 10 ele parece muito um tênis casual. Kobe gostava de jogar com tênis mais leve e e rápido e a Nike gostava desses modelos pois não se limitavam apenas para uso em jogos, muita gente comprava para usar no dia a dia e consequentemente a Nike faturava mais com suas vendas.

Kobe 11 - Nike
Último tênis que Kobe usou em sua carreira

Comerciais da Nike com Kobe Bryant

A Nike patrocinou Kobe durante mais de 15 anos e fez bom proveito da imagem do jogador em seus produtos. Abaixo segue um vídeo com uma seleção de comerciais da Nike com os tênis assinados por Kobe.

Breve resumo da carreira de Kobe Bryant

Ao longo de 20 anos de carreira, Kobe Bryant fez história batendo records importantes além de suas façanhas em quadra. Abaixo alguns números importantes de Kobe:

    • Los Angeles Lakers
  • Jogos: 1.346
  • Pontos: 33.643
    • Seleção Estados Unidos
  • Jogos: 37
  • Pontos: 514

Com 33.643 pontos, Kobe foi o 4º maior pontuador de todos os tempos da NBA. Durante sua carreira ele bateu o record que era de Michael Jordan. Kobe está atrás somente de Lebron James (3º), Karl Malone (2º) e Kareem Abdul-Jabbar (1º) com 38.387 pontos.

Kobe conquistou cinco campeonatos da NBA, foi o jogador que mais participou do All-star Game, 18 vezes (recorde absoluto), foi eleito 15 vezes como membro da Equipe ideal da NBA, 12 vezes como membro da All-Defensive time da NBA e foi o jogador mais valioso (MVP) no ano de 2008.

Kobe Bryant faleceu no dia 26 de janeiro de 2020 e já está deixando muita saudade †

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos. Se você se empolgou com os modelos de tênis que Kobe usou em sua carreira e pretende comprar algum modelo, não deixe de visitar o site da Eu Amo Cupons e pegar cupons de desconto em sites como Netshoes, Centauro, Nike, Adidas, Reebok, Converse e muito mais.

rogeriovairo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.